Centro Municipal de Educação Infantil recebe capacitação sobre método Montessori

No dia 29 de setembro, os profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil, Brenno Crisóstomo Duart, participaram de um workshop com o tema Amando e Montessoriando, preparado por Lara Morais Nogueira. O objetivo do encontro foi conhecer mais sobre a história do método, teorias e práticas para a preparação de um ambiente e materiais didáticos para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança.

A diretora da escola, Mônica Cordeiro, explicou que foi um momento de reflexão sobre as atitudes e metodologias de ensino dentro da sala de aula. “Embora já tivéssemos ouvido falar sobre o método Montessori, pudemos neste encontro aprender mais e, principalmente, entender como aplica-lo no dia a dia, com as nossas crianças”, disse.

Em sua rede social na internet, Lara explicou que o Workshop em Alcinópolis foi um momento de inspiração e transformação, no qual trabalhou com estudo, dinâmica e muita troca da essência de Montessori que, de acordo com ela, é transformadora. “No final do dia recebemos feedbacks incríveis desta equipe de professoras tão dedicadas e sedentas por conhecimento, que nos fizeram concluir mais uma vez que sim, este é o nosso propósito: transformar vidas através do amor. Obrigada Alcinópolis por acreditar no nosso trabalho e por tanto carinho recebido no dia workshop”, agradeceu.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Márcia Izabel de Souza, agradeceu pela participação e o interesse em aprender de todos os profissionais da Educação Infantil e, em especial, ao prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva por, mais uma vez, investir em capacitação do educador.

 O método

Com ênfase no desenvolvimento infantil durante a primeira infância e com aplicação universal, o Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças tem a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos.

Ao focar esse desenvolvimento na primeira infância, Montessori defendia atividades que favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato num esforço contínuo de explorar e reconhecer o mundo através das propriedades presentes nos objetos selecionados nas diferentes atividades: tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho, etc.

Além de um ambiente adequado e cheio de estímulos e da preparação de adultos para auxiliar a criança em seu desenvolvimento sem interferir ou influenciar suas escolhas, o método é reconhecido pela utilização de materiais desenvolvidos para proporcionar experiências concretas, estruturadas para conduzir de forma gradual abstrações cada vez maiores.

Dentre os materiais utilizados pelo método estão: jogos sensoriais para contribuir com a formação das atividades psíquicas e sensoriais; cilindros com encaixes sólidos para fortalecimento do desenvolvimento motor, visão, raciocínio, associação e atenção; encaixes planos para associação de formas e reconhecimento de formas geométricas; atividades de vida diária para ajudar a criança a adquirir noções em relação aos cuidados pessoais e ao ambiente; material dourado, desenvolvido para o trabalho com a matemática.