Costa Rica conquista 1° Lugar no Brasil em Gestão Fiscal, aponta índice FIRJAN

A cidade de Costa Rica – MS se destaca mais uma vez no IFGF- Índice Firjan de Gestão Fiscal. Divulgado na quinta-feira, 31 de outubro de 2019, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o município costarriquense se encontra na 1ª posição nacional e 1ª estadual no ranking IFGF – Consolidado.

A pesquisa analisa estatísticas sociais de 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal e tem como ano base 2018. Costa Rica divide o 1º lugar nacionalmente com o município de Alvorada – TO.

Para o prefeito Waldeli é motivo de muito orgulho, primeiro por ver que sua gestão pública ao longo do tempo foi responsável com os recursos públicos e com a gestão fiscal do Município. “Temos a gestão fiscal mais bem equilibrada do Brasil e também do Mato Grosso do Sul. Costa Rica atingiu nota máxima em autonomia, gasto com pessoal, investimentos e liquidez”, comemora o gestor.

O Chefe do Executivo Municipal destaca ainda que a posição do Município é fruto de muito trabalho e dedicação. “Vale sempre destacar que a máquina pública trabalha em prol de um município que valoriza as pessoas. O futuro importa e por isso trabalhamos sempre olhando para frente. A comunidade costarriquense trabalhando e os resultados aparecendo”, concluiu Waldeli.

“Essa é uma grande ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões de nós gestores públicos quanto à destinação dos recursos”, enfatizou Waldeli.

“Mais uma vez fica provado que quando a gestão pública tem a participação da população por meio dos Conselhos, da classe política, dos servidores públicos municipais, os resultados aparecem. Fica aqui o meu agradecimento a todos os colaboradores, funcionários, políticos, que aprovam o projeto de uma gestão eficaz, comprometida, voltada para idealizar novos sonhos e construir novas histórias para nossa cidade e região”, finalizou orgulhoso Waldeli.

Confira abaixo a evolução de Costa Rica desde 2013 até 2018:

2013

Ranking Estado: 4º

Ranking IFGF (Nacional): 100º

Índice: 0,8734

2014

Ranking Estado: 1º

Ranking IFGF (Nacional): 44º

Índice: 0,9255

2015

Ranking Estado: 1º

Ranking IFGF (Nacional): 8º

Índice: 0,9938

2016

Ranking Estado: 1º

Ranking IFGF (Nacional): 6º

Índice: 0,9648

2017

Ranking Estado: 1º

Ranking IFGF (Nacional): 3º

Índice: 0,9593

2018

Ranking Estado: 1º

Ranking IFGF (Nacional): 1º

Índice: 1,0000