As vereadoras Onilza Matias (PL) e Rosângela Garcia (PL) da Câmara Municipal de vereadores de Alcinópolis apresentou um pedido através de indicação ao Secretário de Estado de Saúde para que os professores do Município sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra covid-19 e passem por testes de corona vírus antes do início do ano letivo.

As parlamentares alcinopolenses destacaram que a exposição dos educadores ao vírus é semelhante, em certa medida, a dos profissionais de saúde.

– Ele (professor) vai ter contato direto com as crianças e elas com suas famílias. Muitos alunos convivem diariamente com seus avós ou outras pessoas de mais idade. Essa é a nossa preocupação. Nós também temos educadores que já têm mais idade, comorbidade, por isso fomos levar esse pedido à Secretária Estadual de Saúde na pessoa do Secretário Estadual de Saúde Geraldo Rezende – explicaram as vereadoras.

A essencialidade dos profissionais da educação, assim como os da saúde, deve orientar a prioridade para sua vacinação: se os profissionais da Saúde são fundamentais para trazer o horizonte da vida, os da Educação são igualmente imprescindíveis para propiciar o horizonte de futuro de nossas crianças e jovens.

Vale ressaltar que o

plano nacional de imunização contra a Covid-19 do Brasil prevê que os professores estão na fase quatro de vacinação, a última antes da população em geral.