O QUE É MARKETING DE ENTRADA (E POR QUE É IMPORTANTE)? AQUI ESTÁ O QUE VOCÊ DEVE SABER

Imagine que você está andando na rua, quando alguém se aproxima de você do nada e diz: “Aqui, compre esta frigideira! É ótimo, eu prometo. ”

Nós sabemos – muito estranho, certo?

Agora experimente este cenário: você já está no processo de reformar sua cozinha e começou a fazer algumas pesquisas sobre os suprimentos necessários. Você encontrou este excelente recurso online que analisa todos os diferentes equipamentos que você deve estocar em sua cozinha e o que cada item faz.

Você já absorveu muito conhecimento desse único recurso, quando percebe que a própria empresa que o criou, na verdade, vende frigideiras.

De quem você está mais propenso a comprar? Você abrirá sua carteira e entregará algum dinheiro para a pessoa que o confrontou aleatoriamente na rua? Ou você vai optar pela marca que já lhe trouxe muito valor e educação?

Se você está pensando, “Uhh… o segundo, duh!”, Certamente não podemos culpá-lo. Embora esse exemplo possa ser um pouco excêntrico (não podemos imaginar que muitas pessoas pedalem frigideiras nas esquinas), ele ilustra adequadamente o valor do inbound marketing. 

Sério … o que é marketing de entrada?

As táticas tradicionais de vendas e marketing fariam você acreditar que deveria chegar lá e arrastar os clientes para o seu negócio. Quer seja uma chamada fria ou um argumento agressivo para alguém com um par de ouvidos, você deve perseguir os clientes em potencial onde quer que os encontre.

O marketing de entrada vira essa abordagem padrão de ponta-cabeça. Com o inbound marketing, você não está encontrando clientes ativamente – você está tornando mais fácil para eles encontrarem você . 

Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes, mas alguns dos métodos mais comuns incluem:

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): escrever conteúdo direcionado a palavras-chave específicas para que sua marca seja exibida nos resultados de pesquisa (então, se alguém pesquisar “melhor frigideira”, nosso hipotético negócio de utensílios de cozinha aparecerá próximo ao topo da página) . 
  • Marketing de conteúdo: Criação de conteúdo – de postagens em blogs e e-books a episódios de podcast e vídeos – que educa seus clientes sobre um tópico relacionado ao seu negócio.
  • Marketing de mídia social: usando redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e muito mais para espalhar sua mensagem, atingir públicos específicos e construir visibilidade sobre sua marca.
  • Eventos e educação: Hospedar coisas como eventos do setor e webinars e participar de eventos ou palestras públicas para oferecer conselhos e gerar mais buzz sobre o seu negócio. 

Existem muito mais possibilidades e caminhos potenciais com o marketing de entrada do que apenas esses. 

No entanto, para manter as coisas curtas e simples, o que você precisa saber é que o inbound marketing tem a ver com o uso de uma variedade de técnicas para atrair clientes para você – em vez de você ir lá e encontrá-los. 

O marketing de entrada é importante: 3 benefícios que você deve saber

Estudos mostram que o marketing de entrada é 10 vezes mais eficaz para a conversão de leads do que o marketing de saída tradicional (leia-se: chamada fria). 

Portanto, além de uma enxurrada de novos clientes, quais são algumas das outras vantagens que você pode esperar do inbound? Aqui estão três benefícios que você não pode perder. 

1. O marketing interno gera mais leads qualificados 

Dê uma outra olhada em nosso exemplo anterior da frigideira, mas desta vez coloque-se no lugar do negócio e não do consumidor. 

Se você fosse a marca que está realmente tentando vender uma frigideira, que cliente preferiria abordar: aquele que cuida da sua própria vida na rua ou aquele que já demonstrou óbvio interesse em comprar equipamentos de cozinha?

Sim, aquele que já estava interessado nos produtos que você oferece. 

Quando se trata de fazer o zoneamento do maior benefício do inbound marketing, a geração de leads deve estar no topo da lista. Não apenas você obterá muito mais clientes em potencial no pipeline (o inbound marketing gera 54% mais leads do que o outbound), mas eles serão muito mais calorosos e qualificados, porque já expressaram uma necessidade relevante e se engajaram com sua marca .

2. O marketing interno melhora o relacionamento com o cliente e cria confiança

Todos somos inundados com mensagens de vendas dia após dia, o que significa que os consumidores estão cada vez mais cautelosos com o discurso difícil. 

Na verdade, essa desconfiança é muito arraigada. Um estudo da American Association of Advertising Agencies descobriu que publicidade e marketing tiveram a classificação mais baixa absoluta na pergunta da pesquisa, “Quem pratica integridade?” Até mesmo o governo federal e as instituições financeiras tiveram melhores resultados. Caramba. 

Em contraste com uma venda flagrante, o marketing de entrada permite que você desenvolva um relacionamento e estabeleça uma base de confiança com seus clientes em potencial, porque você está oferecendo valor a eles antes mesmo de pedir um único dólar. 

Precisa de provas? 82% dos consumidores dizem que se sentem mais positivos em relação a uma empresa depois de ler um conteúdo personalizado, e 70% dos consumidores se sentem mais próximos de uma empresa como resultado do marketing de conteúdo.

3. O marketing interno aumenta sua visibilidade

Há muita concorrência e divulgar sua marca e negócios pode ser difícil. Mas o problema é o seguinte: o marketing de entrada ajudará você a chegar aos clientes certos, encontrando-os onde eles já estão.

81% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar. Portanto, se você construir uma presença ativa e útil nesse espaço, colocará sua empresa na frente dos olhos das pessoas que têm uma necessidade que você pode atender. 

Você não está apenas gritando sobre o seu negócio do topo das montanhas e esperando que alguém ouça. O marketing interno permite que você aumente sua visibilidade com as pessoas certas (tosse, aquelas que provavelmente comprarão de você). 

Você está pronto para começar com o marketing de entrada?

Embora o inbound marketing possa ter se tornado um chavão, isso não muda o fato de que é uma estratégia que pode oferecer grandes recompensas para o seu negócio. 

Por falar nisso, temos uma confissão a fazer: esta postagem do blog bem aqui (sim, a que você acabou de ler) é na verdade um exemplo de marketing de entrada. Usamos esses parágrafos para instruí-lo sobre os fundamentos do inbound marketing – que por acaso éMar um serviço que oferecemos aqui na Métricas de Marketing.