Prefeitura de Camapuã esta realizando jogos escolares 2019 em alusão a semana da pátria. 

A Prefeitura de Camapuã-MS, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou pela manhã do dia (02) a abertura dos jogos escolares, alusivos a semana da pátria. A abertura foi marcada por apresentações culturais, com os alunos da Apae e pela equipe de ballet clássico do Colégio Monteiro Lobato. Além da Banda Municipal 30 de setembro. O Atleta Camapuanense, Luan Pimental, medalhista de ouro no Judô, nos jogos Parapanamericanos em Lima no Peru, recebeu em homenagem, uma placa de honra ao mérito.

Os atletas da modalidade futsal, da escola Camilo Bonfim, receberam homenagens por terem alcançado a classificação para a primeira fase dos Jogos da Juventude de MS em 2020 e pela segunda colocação na edição deste ano dos jogos. Os jogos escolares municipais, ocorrem até sexta-feira (06), na modalidade futsal, no ginásio de esportes do Município de Camapuã-MS.

Quando ouvimos a palavra “independência”, qual é a primeira ideia que nos vêm à cabeça? Liberdade? Autonomia? Maturidade?

É claro que isso depende da história e dos desejos de cada um. Mas poderíamos dizer que, de certa forma, todas essas ideias estão interligadas e todas elas nos vêm à cabeça ao mesmo tempo, não é mesmo? Além da independência pessoal, ou seja, a independência que conquistamos na medida em que crescemos, existem outros tipos de independência, como a relativa às instituições e aos Estados, e é sobre essa que vamos falar.

No Brasil, na primeira semana de setembro, comemoramos a Independência do Estado Brasileiro, ou seja, comemoramos a nossa independência política. Essa é a chamada Semana da Pátria, quando paradas civis e militares ocorrem em todo o Brasil numa grande festa comemorativa. Vamos, então, falar um pouco sobre a liberdade, a autonomia e a independência conquistada pelo Brasil em 7 de setembro de 1822 – essa foi a data em que o Brasil afastou de vez o risco de voltar a ser colônia de Portugal.

Faz, portanto, 188 anos que conquistamos a independência políticado reino português. Independência que significou autonomia para nossa organização territorial e para escolha dos nossos próprios governantes. Mas, será que essa independência conquistada se estendeu, e estende-se, atualmente, para outros aspectos da nossa sociedade, como o econômico, por exemplo?

A história de nossa independência é interessante. Já no início, tivemos que nos endividar para poder consegui-la. Com isso, outro tipo de dependência acabou se estabelecendo entre o Brasil e algumas outras nações da época: a dependência econômica; pois, ao mesmo tempo em que o Brasil teve de pagar para conquistar autonomia política, teve também de conceder privilégios econômicos aos países que o ajudaram a se livrar do jugo português.

Essa dependência econômica acabou por controlar e, até mesmo, impedir nosso desenvolvimento, o que prejudicou grande parte do povo brasileiro.

Passados 188 anos, essa história se modificou? Em que nível de independência nos encontramos hoje?

Esse é um bom assunto para discussão, e também essas não são as únicas perguntas possíveis de serem feitas na semana em que comemoramos a nossa independência.

É importante que cada um faça suas próprias perguntas e procure as respostas para cada uma delas, a fim de construirmos um Município, um Estado e um País melhor e conhecermos mais sobre a situação política de ambos.