Processadora Digital de Raios-X foi solicitado ao deputado Coronel David pelas vereadoras de Alcinópolis, Onilza e Rosângela, para a saúde do Município.

As vereadoras Rosângela Garcia e Onilza Matias ambas do PL solicitaram ao deputado estadual Coronel David, através de indicação em sessão realizada na Câmara Municipal de Alcinópolis, MS, no dia (16), a aquisição de um aparelho Processadora Digital de Raio-X, para atender as demandas no município.

As vereadoras justificaram que as processadoras possuem monitores para visualização do paciente, seus sistemas de terminais podem ser interligados entre técnicos e médicos. Após a exposição do paciente, leva-se o chassi digital até a processadora (gaveta) a qual retira as informações contidas no mesmo.

“Entendemos ser indiscutível a necessidade da compra do equipamento, nesse momento de pandemia, uma Processadora Digital de Raio-X, vai garantir maior precisão na imagem, além de agilizar os resultados dos exames também permitira que os médicos tivessem acesso detalhados dos exames que necessitam de resultados imediatos, justificaram as parlamentares alcinopolenses”.

Na justificativa do texto da indicação, as autoras disseram, “O recurso poderá ser através de emenda Parlamentar do mandato do deputado estadual, Coronel David, ao qual protocolamos o pedido, que seja atendido o município na área da saúde”.

Preocupadas também com o Meio Ambiente as parlamentares acredita nas circunstâncias atuais, encontrar maneiras de diminuir danos ao meio ambiente em decorrência de qualquer atividade virou uma preocupação de diversos setores da sociedade. Na aplicação das técnicas radiológicas não é diferente. Graças ao avanço da tecnologia, a radiologia convencional, que, por muito tempo, foi responsável por jogar materiais pesados na natureza, tem se tornado cada vez mais sustentável.

Com o que percebemos da radiologia digital, os filmes radiográficos estão dando espaço a ferramentas mais eficazes e menos poluentes. No lugar deles, a placa de imagens, uma película sensível aos raios-x, é lida e gera imagens de alta resolução diretamente para um computador. Uma vez concebida a imagem, por meio de softwares, pode-se editá-las para uma melhor leitura e diagnóstico. Na técnica analógica, após a radiografia ser realizada, o técnico ou o tecnólogo precisava revelar o exame manualmente, utilizando câmara escura, processadora de filme e produtos químicos. Todo esse processo é eliminado na digital.

Outra vantagem é o fato de o armazenamento ser virtual, pois a equipe médica e o paciente têm acesso sempre que houver necessidade, sem precisar guarda-lo fisicamente. Além disso, no sistema digital, a imagem é gerada em segundos, o que possibilita maior agilidade na obtenção de um laudo. Após o tratamento, tudo fica guardado no prontuário digital do paciente ou em outros meios virtuais.