São Gabriel do Oeste sai do risco extremo de contaminação da Covid-19

O Governo do Estado atualizou, nesta sexta-feira (28), o grau de risco dos 79 municípios, conforme os relatórios situacionais da 34ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), após aprovação dos membros do Comitê Gestor. Com a atualização, São Gabriel do Oeste deixou a bandeira preta, que representa grau extremo de risco de contaminação da Covid-19, e passou para a bandeira vermelha, grau alto de contaminação.

Nos últimos dias a cidade vem diminuindo a média diária de confirmações da doença. No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta quinta-feira (27), a cidade totalizava 778 pessoas infectadas pela Covid-19, destas, 554 já estão recuperadas, 220 pessoas seguem em isolamento domiciliar e quatro estavam internadas. O município ainda registra cinco óbitos confirmados pela doença.

Avaliação que atribuiu bandeira preta a São Gabriel do Oeste na última semana foi contestada pela prefeitura, pois, foi atribuída a nota zero em vários critérios cumpridos pelo município. Para a secretária municipal de Saúde, Francine Gnoato Basso, os indices nos quais São Gabriel do Oeste constava como zerado no último boletim foram corrigidos, o que fez com que o município melhorasse na pontuação, porém, a pasta fará uma análise mais aprofundada do relatório atual para discutir a situação da cidade junto ao Comitê de Contingência ao coronavírus na próxima reunião.

Neste quarto mapa situacional 41 municípios mantiveram seu grau de risco, 21 municípios melhoraram e 17 municípios pioraram seu grau de risco, evidenciando que o controle da pandemia requer a urgente adoção de medidas, conforme explicou o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. “Os indicadores do Prosseguir trazem recomendações para o controle da pandemia observando a nota obtida em cada um deles. Olhar apenas para o número de casos seria como olhar para o retrovisor, para o que passou. Nós precisamos olhar para frente e adotar medidas que evitem o avanço da doença, especialmente agora que registramos um aumento expressivo do número de municípios com piora da bandeira”, enfatizou.

Os mapas situacionais  atualizados, recomendações para os municípios e a distribuição das atividades econômicas por faixa de risco, estão disponíveis no site www.coronavirus.ms.gov.br (link prosseguir).

Região Norte

Além de São Gabriel do Oeste, Sonora e Alcinópolis são os outros municípios da região norte do Estado que estão na bandeira vermelha. Já Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde, Camapuã e Rio Negro, estão na bandeira laranja, que indica grau médio de contaminação.

Três municípios da região aparecem classificados na bandeira amarela, com grau tolerável de risco de contaminação, sendo Paraíso das Águas, Figueirão e Bandeirantes.

Sobre o Prosseguir – Programa do Governo Estadual que classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19. fonte idest