“Sou pré-candidato a prefeito de Coxim”, afirma Vladimir Ferreira.

O presidente estadual do PT de Mato Grosso do Sul e também presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Vladimir Ferreira, na manhã de sábado (4), concedeu entrevista ao programa Sábado da Verdade, na rádio FM Pantaneira, com transmissão ao vivo pelo Facebook, apresentado por Valdeir Simão e trabalhos técnicos de Paulo Ricardo do site Diário X.

Na oportunidade, Vladimir Ferreira participou do quadro “Quem é Você”, onde falou de sua vida familiar, profissional e educacional. Na trajetória política, relatou que é filiado ao PT por mais de 25 anos, ou seja, desde 1994.

Em Coxim, Vladimir exerce o terceiro mandato consecutivo de vereador, sendo o único parlamentar a desempenhar um mandato legislativo na condição de presidente eleito e reeleito da Câmara Municipal de Coxim, por quatro anos, também consecutivamente.

Vladimir desempenhou ainda as funções de presidente do diretório municipal do PT em Coxim, por vários mandatos, onde também já disputou as eleições para deputado estadual e federal, onde ficou como suplente, respectivamente.

Buscando a renovação na presidência do PT e num grande e importante consenso entre as correntes do partido, o parlamentar coxinense foi eleito presidente. Em 13 de dezembro de 2019, assumiu a presidência do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, no lugar do ex-governador e ex-deputado federal, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Embora no calendário eleitoral faltem 10 meses para as eleições municipais de 2020, onde os eleitores irão voltar às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, nos bastidores os partidos já começam a debater as estratégias para a eleição, que tem como principal novidade o fim das coligações proporcionais. É um novo cenário político, que deve fortalecer algumas siglas, enquanto outras tendem a se enfraquecer.

Em Coxim, o Partido dos Trabalhadores, que tem como principal liderança o vereador Vladimir Ferreira, também tem se movimentado e fortalecido politicamente, com a filiação de importantes lideranças dos diversos segmentos organizados do Município.

Na entrevista ao programa Sábado da Verdade, Vladimir Ferreira, por aproximadamente duas horas, respondeu a todas as perguntas sobre as questões administrativas, políticas, econômicas e políticas, com relação ao município de Coxim, o Estado e o Brasil.

Com relação à falta de recursos financeiros, gerando crises e as deficiências na infraestrutura de Coxim, Vladimir Ferreira disse que o Município tem que recuperar – pelo menos minimamente – a sua capacidade de investimentos em infraestrutura, utilizando recursos próprios.

“Estamos pontuando algumas ações para a gestão do prefeito Aluizio São José, mas não dá para o município não ter pelo menos 5% (cinco por cento) do seu orçamento mensal para investimentos em infraestrutura”.

“O ideal para Coxim é que tivéssemos pelos menos 500 mil reais mensais para investimentos em ações de infraestrutura, principalmente em asfalto, que é uma das principais reivindicações da população, por intermédio das receitas pontuais como o IPVA, ITR e ITBI e também a do pré-sal como aconteceu agora”.

“O governo Federal no mandato do ex-presidente Michel Temer, congelou o orçamento e os gastos públicos através de uma PEC, diminuindo os repasses da União para os estados e municípios, mas as demandas por serviços, acabam recaindo sobre os municípios – que não congelam, mas aumentam – os gastos com educação, saúde, assistência social e infraestrutura”.

No entendimento de Vladimir Ferreira, precisa-se urgentemente iniciar um movimento entre os municípios, objetivando a renegociação do pacto federativo, com medidas efetivas que redistribua melhor o bolo tributário, já que os problemas dos cidadãos se concentram nos Municípios – como também a produção de bens e serviços que geram as receitas e a arrecadação tributária.

Sobre o julgamento do processo eleitoral por abuso de poder econômico nas eleições de 2016, da chapa encabeçada pelo prefeito reeleito de Coxim, Aluizio São José (PSB), que será julgado no dia 22 de janeiro do corrente ano, o vereador Vladimir Ferreira disse que o prefeito acionou o Tribunal de Contas do Estado e ele acredita que o recurso do prefeito em segunda instância deverá sair vencedor, com o prefeito e o vice não sendo cassados.

“Caso sejam cassados, a decisão de primeira instância poderá ser reformada e o prefeito deverá recorrer ainda ao TSE, permanecendo no cargo e durante o transcorrer do último ano no seu segundo mandato, tenha tranquilidade, superando o descontentamento da população e recuperando o prestígio administrativo e político que ele perdeu.  Mas se a Justiça determinar isso, enquanto presidente da Câmara de Vereadores, terei que cumprir “, relatou Vladimir.

“Essa situação gera uma instabilidade administrativa muito grande para o Município, e isso é muito ruim. Corremos o risco de ter duas eleições no mesmo ano em Coxim. Uma para um mandato tampão até o final do ano e outra normal em 4 de outubro para o mandato seguinte de quatro anos”, ressaltou.

Questionado se é pré-candidato e está preparado para assumir as funções de prefeito de Coxim, Vladimir Ferreira, disse: “Não sou golpista e não quero ser prefeito com a cassação de um prefeito que foi eleito e reeleito pela maioria da população. Quero ser prefeito de Coxim pelo voto do povo, pela autoridade do voto”.

“Em outras oportunidades, não aceitei me candidatar a prefeito por não me sentir preparado. Agora é diferente, estou preparado e sou pré-candidato a prefeito de Coxim. Governar Coxim não é brincadeira, não é uma situação simples, pois é uma cidade que tem suas complexidades, mas tenho certeza que posso contribuir com a minha capacidade, conhecimento e amadurecimento, ajudando a melhorar uma série de questões que apresentam deficiências e precisam ser enfrentadas no Município”.

“O cidadão tem que ter o espírito de coletividade e de pertencimento. O poder público tem que recuperar esse sentimento e disponibilizar espaços coletivos para integração, esporte e recreação da comunidade. A geração de emprego e renda assim como também o turismo, precisam de atenção especial do poder público”, pontuou o vereador.

“Sendo pólo de educação e capital da região Norte do Estado, temos um comércio forte e precisamos parar de enviar mão de obra para fora, deixando de olhar pelo retrovisor, pensando e visualizando um novo horizonte, com novas possibilidades de emprego e renda para as exigências do novo mercado da atualidade, com vistas no futuro”.

“Reconheço o trabalho de todos os prefeitos e gestores que administraram o Município, dando a parcela de contribuição, uns fazendo o que foi possível naquele momento e outros fazendo mais. Quero ser prefeito de Coxim, tendo a certeza que posso contribuir para organizar a administração, fazendo as mudanças que precisam e melhorando a vida da população coxinense”, finalizou Vladimir Ferreira.