Autoconfiança e interação social marcam a realização do 1º Festival de Natação que reuniu alunos das instituições educacionais de Costa Rica

Considerado um dos esportes mais completos, a natação auxilia no desenvolvimento do equilíbrio emocional, no preparo físico e a autodisciplina. Com este objetivo a Secretaria de Educação de Costa Rica – MS – realizou no último sábado, 30 de novembro de 2019, o 1º Festival de Natação na Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa.

“A realização de competições como essas estimulam o espírito competitivo, a interação social e a autoconfiança, além de proporcionar um momento de socialização entre os alunos, professores e familiares”, enfatizou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa ao parabenizar todos os envolvidos na organização do 1º Festival de Natação.

De acordo com o organizador do festival, professor Alaércio Guimarães, a competição que reuniu cerca de 85 alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de Costa Rica, foi realizado na piscina semiolímpica da Escola Joaquim, que atualmente atende estudantes do Programa Buscando Novos Sonhos, além das aulas práticas do componente curricular de Educação Física.

“A 1ª edição do festival foi uma experiência muito positiva. Além dos atletas de várias escolas que se divertiram em um festival que os desafiava em duas modalidades, mirim e infantil, os familiares dos participantes ainda aproveitaram para torcer e dar o maior apoio, demonstrando bastante entrosamento e espirito esportivo. Todos os participantes são vitoriosos e receberam medalhas,” declarou o professor.

Destaques no festival, as Escolas Municipais Joaquim Faustino Rosa e Vale do Amanhecer receberam troféus por maior número de inscritos e maior número de alunos que se destacaram na piscina, respectivamente. A Escola Coopecri – Cooperativa Educacional de Costa Rica – também foi premiada pelos alunos que mais venceram as provas.

A secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins Arantes da Silva Cabral complementa que o objetivo do festival foi “estimular ainda mais a participação dos alunos nas aulas de natação e consequentemente a autoconfiança dos atletas bem como a interação social de toda comunidade escolar. Foi muito emocionante assistir e ver a força e a superação de cada atleta”, concluiu a gestora.