Encontro de Murilo com Sergio Moro garante 2º maior repasse da segurança no país para Mato Grosso do Sul.

Governador em exercício de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM) que reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta quarta-feira (14), em Brasília. Na ocasião, ficou acordado que o Estado receberá o segundo maior percentual do Fundo Nacional de Segurança Pública no país.

A previsão anual para o fundo é de R$ 1,7 bilhão, e MS terá R$ 89 milhões deste valor, o que representa 5,24% do total; atrás apenas de São Paulo, que receberá 6,66%.

“Mato Grosso do Sul vai ser o segundo estado do país mais contemplado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. O ministro Sergio Moro entende que o estado cumpre grande papel na segurança pública”, comemorou Murilo Zauith, em relato publicado no portal do Governo.

Além disso, Zauith e Moro conversaram sobre as dificuldades do Estado, que faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia, e abrigam mais de 7 mil presos por crimes federais. O governador em exercício defendeu um trabalho conjunto para garantir a segurança da população e o combate ao tráfico de drogas e armas.

No registro do encontro, o Governo do Estado apontou que Mato Grosso do Sul é o estado que mais elucida homicídios no Brasil, definindo a autoria, materialidade e efetuando prisão do envolvido. O índice de 73% se iguala à taxa de resolução dos órgãos de segurança dos países de primeiro mundo, conforme pesquisa do Instituto Sou da Paz.

A reunião com o ministro Sergio Moro também teve a participação do secretário executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel, e da senadora Soraya Thronicke.

Em Brasília o Governador e sua comitiva reuniram também com o Ministro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni, que também é do mesmo partido de Murilo Zauith (DEM).

Vale salientar que o Partido do DEM vem em uma crescente muito grande tanto no governo estadual como no Governo Federal, comandado três ministérios.