Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha há 45 anos construindo saberes em São Gabriel do Oeste

A Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha (BFC), em São Gabriel do Oeste, comemora neste mês de dezembro 45 anos de fundação. A comemoração contou com Hora Cívica com resgate da história da escola, apresentações culturais e lanche compartilhado.

Criada em 18 de dezembro de 1974, a escola localizada na avenida Juscelino Kubitschek, 300, centro de São Gabriel do Oeste, atende estudantes da região central, bairros vizinhos e fazendas. Na sua criação, a escola foi instalada ligada diretamente a Escola Municipal Filinto Muller, com 62 alunos, filhos dos moradores da Vila e das fazendas vizinhas. A escola estava situada na rua E, S/N, e os bancos escolares eram de tábua construídos pelos pais dos alunos.

Com a chegada de mais moradores, surgiu a ideia da criação de uma escola estadual, e em 18 de dezembro de 1974, criou-se formalmente através do Decreto 2.366 a escola, na época denominada “Escola Estadual de 1º Grau São Gabriel”, e em 1975 foi construído o primero prédio no atual endereço, este de madeira, com seis salas de aula para atender 96 alunos.

Atualmente oferece turmas do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, com 610 alunos matriculados, nos turnos matutino e vespertino. Conta com uma equipe de 56 profissionais entre funcionários administrativos e professores.

A escola BFC orgulha-se de ter vários profissionais atuando em sua equipe de funcionários e que fizeram parte da unidade escolar quando alunos.

A diretora da escola, Isabel Ruwer, aproveitou para fazer agradecimentos a todos envolvidos na história da escola.

“Comemorar 45 anos de uma escola nos faz refletir e agradecer. Em nome da escola, agradeço as famílias, sempre muito parceiras, que acreditam no trabalho. Agradeço aos alunos pela dedicação e empenho nos estudos, vocês sempre serão a nossa inspiração. Agradeço também, a todos os profissionais que estão conosco hoje ou que passaram por aqui, trabalhando com muita dedicação, empenho e competência para oferecer uma educação de qualidade, na busca de cidadãos de bem. Estou muito feliz por fazer parte desta história”, relatou Isabel ao Idest.

Fonte-São Gabriel  do Oeste