Oficina de Artes da AUFI faz sucesso e eleva a autoestima dos idosos

A chegada da terceira idade é quase sempre desafiadora, a sensação de isolamento e a falta de uma atividade diária acabam sendo fatores desencadeantes para o início da depressão. Mas em São Gabriel do Oeste, o trabalho desenvolvido pela Associação Unidos da Feliz Idade (AUFI) em seu grupo de convivência é um estímulo à criatividade, fazendo sucesso e elevando a autoestima das mais de 30 idosas que participam de sua oficina de artes.

As técnicas aplicadas pela professora Maira Catelan, durante as aulas de pintura e crochê trabalham a memória, o lado afetivo e trazem motivação e interesse para senhoras como a dona Amália de 89 anos. “Para mim essa oficina é uma forma de terapia, onde eu posso conversar com minhas amigas e fazer o que eu gosto”, disse a idosa sorridente ao comentar que seu aniversário se aproxima.

Além de contribuir para a felicidade, a interação social que o trabalho em grupo proporciona é mais um dos aspectos positivos da oficina. Para dona Renata, participar da AUFI trouxe uma sensação de acolhimento e possibilitou a melhoria da sua qualidade de vida. “Eu tive depressão por muito tempo, mas a dedicação à pintura me trouxe uma alegria imensa, poder estar aqui faz com que eu me sinta bem. Já fazem quatro anos que estou nas oficinas da Associação e eu nunca faltei. Aqui conquistei uma nova família”, comentou a senhora.

A professora Maira e a orientadora social da AUFI, Daltiva Maria, explicam que a proposta da oficina é justamente a troca de conhecimento entre os idosos e principalmente a socialização. “Sabemos que com a idade muitas pessoas acabam ficando sozinhas, é o caso de muitas das senhoras que estão aqui no projeto; vir para a Associação e participar dessa oficina, aumenta a criatividade e a atenção, traz sorrisos que nos contagiam e proporcionam momentos de distração e de diversão para elas”, disse Maira.

As aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras no Centro de Convivência do Idosos. Por semana, são confeccionados cerca de três panos de pratos, ou outros artesanatos; cada peça é reproduzida três vezes para que uma unidade fique com a Associação, uma com a participante da oficina que pintou o tecido e outra para a que trabalhou com o bordado ou crochê. Todos os materiais utilizados, de tintas à linhas, são gratuitos e oferecidos pela Secretaria de Assistência Social. De acordo com Maira, a AUFI ainda conta com doações de tecidos, retalhos e outros produtos, de malharias, lojas de festas e decorações da cidade.

A entidade ainda deixa um convite a todos que queiram conhecer o projeto para estarem entrando em contato com a Associação pelo telefone (67) 3295.4474. A AUFI fica na rua Bahia, 2290.

A AUFI

Associação Unidos da Feliz Idade foi fundada em 9 de agosto do ano 2000, em São Gabriel do Oeste e desde a sua fundação, a AUFI, tem procurado desenvolver projetos que promovem motivação e interação dos Idosos por meio de atividades recreativas.

Hoje a Associação conta com mais de 300 associados, 9 funcionários e diversos voluntários. Todo recurso financeiro que a entidade dispõe para realizar seu atendimento é oriundo da parceria com o poder público municipal, através da Secretaria de Assistência Social.

Fonte: São Gabriel do Oeste